quarta-feira, 19 de setembro de 2012

ORTOTANASIA: TESTAMENTO VITAL - Profº Drº Pe. José Rafael Solano Durán

É SÓ CLICAR NA IMAGEM QUE FACILITA A LEITURA 
                    Fonte: Jornal Folha de Londrina edição do dia 17-09-2012 - ESPAÇO ABERTO

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Quem foi Padre Ibiapina?


Confesso que para mim a figura de Pe. Ibiapina é bastante nova, conheci sua breve história através de um pequeno panfleto recebido num congresso que participei, após quis saber mais sobre esse mestre, pai, doutor, deputado federal enfim quis saber quem foi esse homem.

Pe. Ibiapina(1806-1883)  antes do ingresso a vida religiosa formou em direito na primeira turma de advogados do Brasil e foi um brilhante e eloquente advogado, porém não parou ai foi além, lecionou direito canônico, foi juiz de direito, chefe de policia e deputado federal. Reza a lenda que desiludido com tantas mentiras fechou-se no recolhimento e após longa reflexão foi para a vida religiosa sendo ordenado presbítero aos 47 anos .

Como padre não ficou estagnado em uma paróquia sentiu a necessidade de ir para além dos muros de sua paróquia e foi ao encontro dos órfãos, viúvas, doentes, famintos enfim dos necessitados .

Por onde passava deixava um rastro de santidade, fundou no nordeste brasileiro 22 casas de caridade, construiu hospitais, cemitérios, capelas, açudes enfim fez o bem.

O padre acarretado de uma doença ficou paralisado e era carregado por seus filhos numa cama ou uma cadeira mais nunca deixou de pessoalmente distribuir os sacramentos e atender seus filhos necessitados.

Faleceu em 19 de fevereiro de 1883 e inspirou outras personalidades do nordeste entre eles, Padre Cícero Romão Batista, o padim Cícero e Antonio Conselheiro.

Segue um filme contanto um pouco de sua trajetória e a oração a Padre Ibiapina.


ORAÇÃO PELA CANONIZAÇÃO DO SERVO DE DEUS
PADRE IBIAPINA E PARA PEDIR GRAÇA MEDIANTE A SUA INTERCESSÃO

Eterno Pai, vós sois o amor e a misericórdia.
Somente vós conheceis tudo o que se passa em nós. Vinde, pois em meu socorro na necessidade que me aflige.
Neste momento, eu me dirijo a Vós, lembrando a pessoa tão amada do padre Ibiapina. Ele foi devotado sacerdote, incansável missionário e sábio conselheiro da igreja, sobretudo, no serviço dos pobres e necessitados do Nordeste do Brasil. Por isso pela sua intercessão, concedei-me, ó Pai, a graça de que especialmente necessito e agora vos apresento...
E como sinal da santidade evangélica deste Vosso Servo, concedei, ó Pai da eterna glória, ao vosso companheiro de fadigas, o padre Ibiapina, a honra dos altares em vossa Santa Igreja.
Que a Virgem Maria, a quem ele tanto amou, na terra, seja a nossa advogada, no céu!
Agradecidos queremos nos unir ao padre Ibiapina e com ele sempre vos louvar, ó Trindade Santíssima, Pai, Filho e Espírito Santo. 
Amém! 

Um abraço fraterno!