Com essas palavras e com a imposição das cinzas sobre a cabeça, abrimos um tempo rico na Igreja; a quaresma. Tempo favorável para recordarmos que do pó viemos e pó voltaremos a ser, quer dizer, nossa humanidade é falível, limitada e só a grandeza do amor de Deus, que nos dá sempre a oportunidade de a partir das penitencias retomarmos a lucidez e abandonarmos os velhos pecados rasgando não as vestes mais sim o coração, que nos possibilita voltar para o reto caminho.
Quaresma ainda é oportunidade de nos aproximarmos de situações que comumente não faríamos como as obras de caridade, sim muita gente sabe que é preciso fazer caridade, mas não faze, daí a quaresma é oportunidade para iniciar este justo gesto fraterno. É ainda tempo forte de abstinência, pois ao privar-se de pequenas coisas ou situações há um estimulo para deixar grandes coisas que não nos aproximam de Deus.
Enfim, é tempo privilegiado para se colocar no coração de Deus, pois conversão é voltar ao amor primeiro, aquele que nos encantou, em outros termos é tempo de reencontrar-se com Deus e com sigo mesmo no silêncio espiritual que esse Tempo litúrgico proporciona, e aí enxergar a luz de Cristo que nunca se apaga para os que querem se aproximar dela e impulsiona com um vigor novo a vida daquele que se deixa guiar nas veredas do Senhor.
Amigo e leitor do Kerigma, vamos juntos aproveitarmos ao máximo esse rico tempo quaresmal, praticando abstinências e penitencias e mais que isso praticando o bem e ao mesmo tempo levando outros a essa boa prática, pois assim atenderemos ao apelo do Senhor quando nos ordena; Convertei-vos e crede no evangelho!
Uma santa quaresma a todos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário