quarta-feira, 27 de março de 2013

Simão de Cirene – o desconhecido que participa no Cristo da nossa dor.



         Cantamos na oração da Via Sacra na 5 estação “No caminho do calvário, uma auxilio é necessário, não lhe nega o Cirineu, não lhe nega o Cirineu”. É um desconhecido que provavelmente não sabia o que estava acontecendo e talvez nunca tinha ouvido falar de Jesus,é obrigado a fazer o papel de humilhação e ajudar um 'condenado' a carregar seu instrumento de morte, na bíblia ele aparece em Mc15,21-22, Simão de Cirene é assim exemplo daquele que faz o 'bem sem  olhar a quem'. Imaginemos o encontro de olhares entre Jesus e o Cirineu, quanta beleza, que momento profundo de Deus aquele homem experimentou. A sagrada escritura acentua que mesmo dando esse 'apoio' ao Cristo Simão de Cirene vai atrás de Jesus, mais uma vez nos mostra a profundidade do seguimento e do não sentimento de pena para com o Cristo, antes nosso olhar deve ser o de olhar para o sofredor e ver ai o Cristo e sermos na vida desse irmão um Cirineu.
Nunca faremos o papel ou seremos Deus na vida do irmão, mas podemos e devemos estender a mão aos que estão na margem ajudá-lo a de fato carregar sua cruz, é o que significa ser comunidade-companheiro-compadecer-se ser um com! Isso claro com os olhos em Jesus, seguindo seu exemplo de doação plena no amor-doação.
Que possamos não só na Semana Santa mais desde ela sermos outros Cirineus e ajudarmos a tantos sofredores a carregar as  suas pesadas cruzes e sofrimentos.

 Um abraço! 

Alexandro Freitas

Nenhum comentário:

Postar um comentário