“E como vós quereis que os homens vos façam, da mesma maneira lhes fazei vós, também.” (Lc 6, 31)
Quando falamos no amor se faz necessário falar também de todas as suas faces, uma delas com certeza é a da reciprocidade, quer dizer, é o fazer aos outros como se estivesse fazendo a si mesmo.
Sabiamente a Igreja entendeu isso como a Regra de Ouro, ou seja, é um segredo, uma chave que com certeza vai nos abrir portas lindas rumo à felicidade.
Vejamos que essa regra é muito simples de ser cumprida, pois basta tratar o outro como eu gosto e mereço ser tratado. Pode até vir aquela pergunta, mas o que isso tem a ver com minha vida de fé ? Eu diria que ocupa um papel muito importante, pois vejamos, se eu gosto, por exemplo, de tomar água fria, toda vez que eu esvaziar a jarra da geladeira nada mais justo do que eu enchê-la para que o próximo a encontre com água fria também, outro exemplo, se eu gosto de estar num ambiente limpo arejado eu não devo sujar um local aonde outros virão depois de mim, e por ai vai, poderia aqui dar vários exemplos de mais do que gentilezas mais sim gestos de amor.
Parece até ingênuo ou bobo, mais é assim que vamos construir um reino de amor, de paz enfim, reconhecemos o cristão nos pequenos gestos, pois a regra de ouro também se realiza nas minúcias diárias, o amor se faz de pequenos, mas profundos gestos.
A regra de ouro com certeza enobrece e eleva aqueles que querem dar esse passo rumo a servir e amar, mais do que somente sugar dos outros dar também, mas não dar o que me sofre ou aquilo que me é inferior, mas sim aquilo que eu gostaria que me dessem, não por comodismo ou etiqueta, e sim por exercitar o amor entre nós.
Assim acabaremos de vez com o enorme abismo que nos separa dos irmãos menos favorecidos ou ainda aqueles que ainda não amamos o suficiente, dar na mesma medida que gostaríamos de ganhar é uma chave de felicidade.
Meu irmão minha irmã, o convite está feito, o desafio está lançado agora cabe a nós dar os passos para a regra de ouro ser mais do que utopia e passar a ser realidade plena em nosso meio. Aceitas o desafio?
Pense nisso! Deus os abençoe e boa Semana.
Alexandro Freitas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário