quinta-feira, 21 de março de 2013

Verônica um apoio e conforto na dor.



        Verônica ao contrario do que muitos pensam não é um nome, esse termo quer dizer “verdadeira imagem” e a tradição Cristã traz verônica na oração da via-sacra como aquela que no caminho do calvário atenta ao sofrimento do Senhor enxuga seu rosto para lhe ser um alívio e o rosto do Senhor fica gravado no manto. Estampado ali mostra que não foi poupado nem se quer uma gota do precioso sangue do Senhor para nossa salvação e que a partir daquele momento o sofrimento humano estaria configurado ao de Jesus, é mais uma prova de que ele assume a minha e a sua dor (pecado) não como pecador, mas como aquele se deixa consolar na sua dor, abandonando o egoismo e nos ensinando que minha dor não pode ser motivo de aspereza, grosseria, má educação. Verônica nos mostra como devemos agora nós, fazermos o mesmo pelos menos favorecidos, pelos que pela beira do caminho tem seu rosto marcado pela dor, tem o sangue escorrendo e não tem um alívio, um balsamo para o coração, que sente ainda a dor, mas agora tem esse amparo. (ser cristão)

          A busca pelo manto de Verônica preocupou muitos estudiosos e curiosos, sua existência nunca foi confirmada bem como a da própria Verônica, especula-se que tenha vivido no século I ou ainda que seja ela a mulher hemorroíssa  citada nos sinóticos. (Mt 9,18-22, Mc 5,21-43,Lc 8,40-56) O que porém não tira dessa mulher seu 'brilho' pois a hemorroíssa nos mostra o quanto Deus é bom! Imaginem uma mulher que sangrava por 12 anos, que na cabala bíblica implica dizer 'a vida toda', e  o sangue era sinal claro de impureza, tanto que a mulher judia no período menstrual ficava recruza, isolada e tinha de passar pela purificação para volta ao convívio. Agora quanto mais uma doente, exalando mal cheiro, diminuída, abandonada, carente, lesada ousa ir ao encontra e tocar – (quem lhe disse que tocar a salvaria?Quem lhe tinha apresentado Jesus? Mas só quem experimentou tanta doçura pode ter a sensibilidade de na dor trazer um alívio e cantar 'Se há dor, igual a minha dor') Certo mesmo é que esse termo foi associado a um nome que conquistou grande popularidade na tradição Cristã.

       Que possamos nessa Semana Santa que se inicia aprender de Verônica a enxugar o rosto de tantos irmãos que sofrem carregando pesadas cruzes, afinal quantas vezes também nós não ansiamos para que naquele momento mais duro da nossa vida aparecesse uma “Verônica” para amenizar nossa dor?

Um abraço! 

Alexandro Freitas

Nenhum comentário:

Postar um comentário